top of page
EXERCÍCIO 2

PERGUNTAS PARA AVALIAÇÃO
Data de vencimento sugerida: 16/12/16

  1. Agora é hora de se concentrar na avaliação. Como você vai determinar a eficácia da sua implementação?

  2. Trabalhe no desenvolvimento de perguntas específicas que irão focar sua avaliação. Este é um exercício importante e você precisará refletir sobre seus objetivos desejados e resultados para a implementação.

  3. Recomendamos que você tome uma abordagem iterativa para este componente do seu projeto; Tente fazer um rascunho e revise-o com seus colegas.

  4. Decida por que você está avaliando. Sua intervenção é apenas para determinar se os alunos estão melhorando suas habilidades ou desempenho? É porque algumas partes interessadas estão exigindo essa avaliação de você?

  5. Conte-nos sobre sua visão de sucesso para a implementação. Seja específico.

  6. Crie perguntas que irão guiar a avaliação. O que você precisa e quer saber sobre a eficácia de sua implementação?

  7. Existem perguntas que outras partes interessadas querem saber, então você deve incluí-las também?

  8. Pense sobre seus objetivos e resultados desejados para a execução.

  9. Determine quais dados e informações você precisa para resolver as perguntas e como você vai coletá-lo. Isso pode ser qualitativo ou quantitativo. Você pode considerar a observação de professores e alunos em ação ou realizar pesquisas e entrevistas. Você pode observar o desempenho do teste, as taxas de participação, as taxas de conclusão, etc. Tudo dependerá do que é apropriado para o seu contexto.

  10. Considere como você vai comunicar os resultados e explicar se determinados resultados fariam com que você modificasse a implementação.

  11. Você vai analisar as informações e tirar suas conclusões.

 

RESPOSTA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acreditamos que pesquisar o diálogo colaborativo neste contexto será de fundamental importância para perceber a influência que este recurso traz para o contexto de sala de aula e se esta influencia reflete ou não na aprendizagem dos alunos. Provavelmente encontraremos uma turma heterogênea em termos de aprendizagem, pois nem sempre os alunos seguem o mesmo ritmo de desenvolvimento cognitivo, por este fato será difícil selecionar quais alunos participarão da amostra e quais não participarão da amostra e esta escolha deverá ser aleatória. Os alunos ao buscarem compreender os conteúdos de forma participativa conseguem criar uma autonomia no processo de aprender conforme tentamos demonstrar no Mapa de Aprendizagem.

 

 

bottom of page