top of page
EXERCÍCIO 4

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

  1. Baseado no texto Teachers Know Best: Teachers’ Views on Professional Development, responda as seguintes perguntas:

  2. Qual é o estado atual de satisfação, necessidade e participação dos professores no desenvolvimento profissional?

  3. Quais são as barreiras e oportunidades no nível de tomada de decisões para o desenvolvimento profissional?

  4. Qual é o tamanho do mercado e o panorama de fornecedores para o desenvolvimento profissional (provedores chave, produtos e serviços oferecidos)?

  5. Quais são as necessidades futuras para o desenvolvimento profissional do professor?

  6. Quais são as áreas e causas de divergências de demanda e fornecimento?

 

RESPOSTA:

2. Segundo pesquisa realizada sobre, desenvolvimento profissional para professores para ajudar a identificar necessidades e oportunidades de melhoria, no período entre janeiro e março de 2014 pela Boston Consulting Group (BCG) contratada pela Fundação Bill & Melinda Gates  onde foram envolvidos mais de 1.300 stakeholders, incluindo professores, líderes de desenvolvimento profissional em agências distritais e estaduais de educação, diretores, profissionais de desenvolvimento e líderes de pensamento - através de uma combinação de entrevistas e pesquisas, com o foco em coaching e na observação de aulas e na aprendizagem profissional, concluísse que os professores não estão satisfeitos com a sua implementação de cursos de coaching e observação de sala de aula. Os professores das escolas públicas do Estado do Tocantins, não estão em situação muito diferentes da realidade americana, eles reclamam que as formações não agregam valor na sua área de conhecimento.

3. As barreiras na tomada de decisão da melhor escolha de formação profissional que agregue valor ao desenvolvimento profissional, é que os administradores distritais e escolares têm uma visão similar do que é o bom desenvolvimento profissional. Mas há uma verdadeira desconexão entre a satisfação dos professores com o desenvolvimento profissional que agora são oferecidos pela sua escola ou distrito e as áreas onde os líderes distritais pensam que devem concentrar mais tempo de aprendizagem profissional, dados de pesquisa sugerem que o treinamento intensivo para professores é relativamente raro e que a maioria dos treinamentos é para professores em dificuldades. Apenas cerca de metade dos professores relatam ter recebido treinamento no último ano, e menos de um quarto recebeu um treinamento intensivo. Professores, as barreiras mais citadas são tempo insuficiente, falta de recursos financeiros para pagar o desenvolvimento profissional que eles querem aprendizagem que não é personalizada o suficiente para o conteúdo que ensinam e as habilidades que precisam desenvolver, e uma falta de continuidade entre os cursos de desenvolvimento profissional. Mesmo com as barreiras apresentadas, os profissionais tem a oportunidade de aplicar a aprendizagem através de demonstrações ou modelagem e prática. Dos professores pesquisados, aqueles que encontraram a colaboração mais útil viram fortes benefícios para o seu trabalho diário em áreas-chave, como planejamento de aulas específicas, desenvolvimento de habilidades e conteúdo de ensino e alinhamento curricular e expectativas.

4. A natureza altamente localizada, fragmentada do mercado de desenvolvimento profissional também é uma barreira potencial. Dos US $ 18 bilhões gastos anualmente em desenvolvimento profissional, apenas US $ 3 bilhões são entregues por provedores externos. A grande maioria dos gastos representam investimentos internos por distritos escolares locais. Desta forma, o desenvolvimento profissional não funciona como um mercado em que os melhores produtos e serviços são bem conhecidos pelos usuários e ganhar uma participação crescente ao longo do tempo. O desenvolvimento não está sujeito às forças do mercado, pois os compradores (distritos escolares locais) também são os fornecedores. A maioria dos fornecedores de desenvolvimento profissional são conhecidos apenas dentro de um pequeno número de distritos, independentemente da sua qualidade. E mesmo quando a opções de desenvolvimento profissional são conhecidas, os usuários finais (professores) muitas vezes têm pouca palavra em selecionar os fornecedores.

5. Os professores anseiam por formação profissional em sua área de conhecimento e que agregue valor a disciplina que ministra, necessitando assim que sejam aproveitados os recursos tecnológicos para abordar as necessidades destes profissionais e que dê a oportunidades de aprendizagem mais colaborativas e personalizadas, ou seja, um conjunto de produtos inovadores de suporte ao professor.

Recursos que potencializem e personalizem a aprendizagem para professores e agilizem o seu fluxo de trabalho. Estes incluem plataformas on-line que oportunizem o compartilhamento de conteúdos, vídeo e auto-reflexão.

6. Existe uma desconexão entre o que os professores querem para sua formação profissional e o que o sistema lhes oferece:

Os professores sugerem que a experiência de aprendizagem profissional ideal deve concentrar-se menos em apresentações e palestras e mais em oportunidades para aplicar a aprendizagem através de demonstrações ou modelagem e prática. Os administradores distritais e escolares têm uma visão similar do que é o bom desenvolvimento profissional, mas há uma verdadeira desconexão entre a satisfação dos professores com o desenvolvimento profissional que agora são oferecidos pela sua escola ou distrito e as áreas onde os líderes distritais pensam que devem concentrar mais tempo de aprendizagem profissional. Enquanto os distritos se concentram no coaching, na observação de aulas e na aprendizagem profissional, os professores pensam que este tipo de formação não atende ao que almejam para sua profissão e não estão satisfeitos com a sua implementação até o momento.

Dados de pesquisa sugerem que o treinamento intensivo para professores é relativamente raro e que a maioria dos treinamentos é para professores em dificuldades. Apenas cerca de metade dos professores relatam ter recebido treinamento no último ano e menos de um quarto recebeu um treinamento intensivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acreditamos que pesquisar o diálogo colaborativo neste contexto será de fundamental importância para perceber a influência que este recurso traz para o contexto de sala de aula e se esta influencia reflete ou não na aprendizagem dos alunos. Provavelmente encontraremos uma turma heterogênea em termos de aprendizagem, pois nem sempre os alunos seguem o mesmo ritmo de desenvolvimento cognitivo, por este fato será difícil selecionar quais alunos participarão da amostra e quais não participarão da amostra e esta escolha deverá ser aleatória. Os alunos ao buscarem compreender os conteúdos de forma participativa conseguem criar uma autonomia no processo de aprender conforme tentamos demonstrar no Mapa de Aprendizagem.

 

 

bottom of page