top of page
EXERCÍCIO 2

Cenário:

  1. Um professor quer ensinar uma lição sobre a escolha da palavra na escrita. Ele pede a seus alunos para copiar um pedaço digitado da escrita do caderno de anotações e colá-lo no site da Wordle.net. O Wordle.net em seguida, gera um visual da sua obra escrita. Ele mostra as palavras mais usadas com fonte maior e as palavras menos usadas com fonte menor. em seguida, ele mostra aos alunos como usar uma enciclopédia de sinônimos on-line para encontrar sinônimos para melhorar a escolha das palavras em sua escrita, e depois, ele mostra como usar uma ferramenta de descoberta no Word para localizar e substituir as palavras mais utilizadas.

  2. Responda fazendo as perguntas ilustradas no exemplo anterior. Seria este um exemplo de boa integração?

 

 

RESPOSTA:

Segundo informações, o Wodle.net “é um brinquedo para gerar ‘nuvens de palavra’ do texto que você fornecer. As nuvens dão maior destaque às palavras que aparecem mais frequentemente no texto fonte. Você pode ajustar suas nuvens com diferentes fontes, layouts e esquemas de cores. As imagens que você cria com o Wordle são suas para usar como quiser. Você pode imprimi-los para fora, ou conservá-los a seu próprio desktop para usar-se como você deseja.”

 

O professor usou a tecnologia para inserir um conteúdo, que no exemplo acima, foi sinônimo. Quando ele solicita aos alunos que copiem o texto em Wordle.net para que visualizem as palavras e encontrem os sinônimos equivalentes, ele está apenas utilizando a ferramenta tecnológica de forma linear, falta a este professor uma maior criatividade sobre as formas de utilizar e interagir com os conteúdos, pois apenas utilizar a ferramenta tecnológica não garante o trabalho integrado aos demais conteúdos. Faz-se necessário que o professor esteja usufruindo todas as suas possibilidades que a ferramenta lhe proporciona, o professor poderia ter avançado mais e solicitado ao aluno, por exemplo, que recriasse o texto, de forma que seu vocabulário pudesse ser ampliado, socializassem em um foro de discussão as temáticas dos textos criados pelos alunos, entre outras atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acreditamos que pesquisar o diálogo colaborativo neste contexto será de fundamental importância para perceber a influência que este recurso traz para o contexto de sala de aula e se esta influencia reflete ou não na aprendizagem dos alunos. Provavelmente encontraremos uma turma heterogênea em termos de aprendizagem, pois nem sempre os alunos seguem o mesmo ritmo de desenvolvimento cognitivo, por este fato será difícil selecionar quais alunos participarão da amostra e quais não participarão da amostra e esta escolha deverá ser aleatória. Os alunos ao buscarem compreender os conteúdos de forma participativa conseguem criar uma autonomia no processo de aprender conforme tentamos demonstrar no Mapa de Aprendizagem.

 

 

bottom of page