top of page
EXERCÍCIO 3

 

Pense de forma ambiciosa

  1. Como podemos ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós?

  2. Descubra algum alvo de dificuldade em sua sala de aula.

  3. Faça um resumo de como você pode melhorar a sua de aula com uso de tecnologia.

  4. Como seus alunos podem desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador

RESPOSTA:

  1. Pensando no processo de construção do conhecimento do aluno, imagino que o processo de aprendizagem tem que ser encarado de forma inversa, ou seja, ao contrário da forma tradicional que ocorre frequentemente na sala de aula na relação professor/aluno. O aluno aprende conforme o seu foco de interesse e no diálogo com seu pares, o professor precisaria levantar os conteúdos da série, que possuem significado na vida do aluno e a partir deste foco desenvolver estratégias colaborativas para mediar o conhecimento em sala de aula. A partir do foco de interesse, o aluno pesquisaria os conteúdos e levaria o conhecimento adquirido para o contexto da sala de aula, após os debates e a troca de conhecimento entre os alunos, o professor iria mediar os diálogos e inserir novas informações e desafios para as próximas etapas de aprendizagem.

  2. A maior dificuldade percebida em sala de aula é com a concentração dos alunos, creio que isto ocorra por não acharem os conteúdos significativos, fazendo com que os alunos se dispersem com facilidade.

  3. Como professora, posso criar ambientes de aprendizagem colaborativas, usando as tecnologias já existentes, orientar o uso da pesquisa em sites educativos e dar a oportunidade dos alunos demonstrarem os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, socializando com os demais em sala, desta forma, oportunizar a participação colaborativa de todos e a troca de conhecimento.

  4. Os alunos respondem positivamente a compreensão dos conteúdos, quando damos a oportunidade e o acesso para buscarem compreender os contextos de aprendizagem através do uso da tecnologia, nesta situação, provavelmente teremos resultados positivos. É necessário que o professor oriente a formação de grupos colaborativos de aprendizagem e o processo de pesquisa e não deixe somente no “Laissez-faire”, no deixar fazer, sem indicar o melhor caminha para a aquisição do conhecimento e consequentemente a uma aprendizagem positiva.Quando o aluno utiliza os meios de comunicação, seja escrito, através da fala, vídeo, utilizando a tecnologia para demonstrar o conhecimento adquirido, ele o deverá fazer evidenciando que estes instrumentos o levaram a aquisição de um conhecimento elaborado e não uma mera reprodução vazia e sem significado.Geralmente não faz parte da rotina da escola oportunizar ao aluno a socialização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, muitas vezes o aluno compartilha somente com os colegas de classe e não com as pessoas da comunidade e muito menos ao redor do mundo. A escola é um espaço democrático de socialização do saber, mas ainda não reconhece o seu potencial enquanto disseminadora do conhecimento. Quando é dada a oportunidade de que haja um intercambio dos saberes, seja no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade e do mundo, o aluno expande a visão local para uma dimensão global do saber, isto é possível quando se promove ações coletivas que envolvam setores diferentes da sociedade, possibilitando a divulgação da produção do aluno por intermédio da internet e dos sites educativos.    

bottom of page